Neuron: Executando jupyter notebook dentro do VS Code


Se você já trabalhou com Machine Learning, muito provavelmente já utilizou o Jupyter Notebook para executar seu código python.

Entretanto nem todo mundo gosta de escrever código python no browser, principalmente quem vem do mundo da programação.

Felizmente existe um plugin que combina o poder de uma IDE, como o Visual Studio Code, com a interatividade do Jupyter Notebook. Este plugin é o Neuron.

Plugin Neuron no VS Code

O Neuron foi desenvolvido por um time de estudantes do Imperial College London, em colaboração com a Microsoft no final do ano passado (2018) e, basicamente, possibilita executar o seu código python dentro do VS Code como se estivesse em um Jupyter Notebook.

Como instalar o NEURON no VS Code

Primeiro, talvez nem fosse necessário dizer, mas você precisa ter o jupyter instalado no seu ambiente para usar o neuron, além de todas as outras bibliotecas que você vai utilizar no seu código, como pandas, matplotlib, numpy, etc.

Se você ainda não tem o jupyter instalado, basta executar o comando abaixo no seu prompt de comandos para instalá-lo.

pip install jupyter

Com o jupyter instalado, a forma mais fácil de instalar o Neuron é através do Marketplace do próprio VS Code. Veja abaixo como procurar, instalar a extensão Neuron no seu VS Code e usá-la de forma bem simples (para executar você deve abrir a janela do neuron, selecionar o código que você quer executar e pressionar Alt+Enter).

Como instalar o NEURON no VS Code

Depois que o Neuron estiver instalado, aparecerá um ícone de uma "janelinha" no canto superior direito do seu arquivo python aberto, conforme apresentado no gif acima. Clicando neste ícone, o VS Code abre uma aba à direita do seu código que é onde aparecerá a saída da execução do seu código python.

Caso você não tenha instalada alguma dependência que o neuron necessita como o próprio jupyter ou alguma outra dependência do seu código como o matplotlib, o VS Code vai oferecer para instalar a dependência faltante.

Como usar o Neuron

O básico da utilização do Neuron é:

  1. Instale o Neuron
  2. Abra (ou crie) um arquivo python (ou R)
  3. Clique no ícone do Neuron (janelinha no canto superior direito) para abrir a aba do Neuron
  4. Selecione código python que você quer executar.
  5. Pressione: Alt+Enter

Veja abaixo um exemplo de execução de um código que gera um gráfico no Neuron.

Exemplo de execução de código no Neuron

O neuron possui várias ferramentas para interação com os resultados do seu código. Mostrei no gif acima uma movimentação no gráfico 3D que o código gerou.

Além de gráficos o neuron possúi várias outras ferramentas, ele imprime gráficos 2D e 3D, mapas, visualização de código latex, etc. Vale a pena começar a usar.

O que você achou do Neuron? Deixe aí nos comentários.

Referências:

  1. Documentação: DataFrame

  2. Data Science in Visual Studio Code using Neuron, a new VS Code extension